terça-feira, 1 de dezembro de 2009

DIA DO NUMISMATA BRASILEIRO - 1º DE DEZEMBRO

A primeira coisa a esclarecer aos menos avisados é o significado da palavra numismata. Trata-se da pessoa envolvida com ciência Numismática, ou seja, estudo das moedas (nvmmvs). É considerada como uma ciência auxiliar da história e engloba outros campos como a medalística. O termo numismata é utilizado indistintamente para o pesquisador e o colecionador hobbista.
No Brasil, a idéia de escolher-se uma data para Dia do Numismata Brasileiro surgiu em uma reunião da Sociedade Numismática Brasileira, realizada no dia 14 de junho de 1934. De posse desta idéia, diversas consultas foram feita a profissionais da área para se estipular a melhor data.
Da enquete realizada definiu-se o dia 1º de dezembro pelo seguinte motivo: no dia 1º de dezembro de 1822 foi realizada a coroação de D. Pedro I como Imperador do Brasil, iniciava-se uma nova fase do Brasil como país indepentente. Neste dia foi lançada a primeira moeda do novo regime: 6.400 réis em ouro. Esta moeda é conhecida como Peça da Coroação e é uma das mais raras e caras moedas brasileiras, além de ser a primeira genuinamente nacional, do Brasil Indepentente.
Outros fatos ajudam a valorizar este dia; por decreto desta data D. Pedro ordenou que se substituísse a Coroa Real do Escudo das Armas pela Coroa Imperial e, ainda, no mesmo dia, foi criada a Ordem Imperial do Cruzeiro.

LINKS PARA ARTIGOS DE NUMISMÁTICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário